FRDEDF - Federação Regional do Desporto Escolar do Distrito Federal

Definidos os representantes brasileiros no Mundial Escolar de Futsal 2018

11/12/2017
Definidos os representantes brasileiros no Mundial Escolar de Futsal 2018

O DF é 5° lugar no masculino e 8° lugar no feminino


O Colégio Amorim Tatuapé (SP) e a Escola de Educação Básica Professora Lourdes Angela Sarturi Lago (SC), conquistaram no dia 05 de dezembro o título do V Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal da Confederação Brasileira do Desporto Escolar - CBDE, disputado em Natal/RN. Com isso, as duas equipes se credenciaram como representantes do Brasil no Mundial da International School Sport Federation - ISF, a ser realizado em Tel Aviv/Israel, em março do próximo ano. Esta edição da competição foi a maior já realizada pela CBDE, reunindo 26 equipes no masculino e 17 no feminino.

"Foi uma competição de altíssimo nível técnico. O semblante dos participantes comprova o sucesso do evento. Agradeço a toda diretoria da FNDE e CBDE, a todos os colaboradores e parceiros. Colocamos Natal em destaque no cenário do desporto escolar nacional e nos credenciamos a receber outros grandes eventos", comemora Gileno Souto, presidente da Federação Norteriograndense do Desporto Escolar.

As finais foram realizadas no ginásio do Complexo Educacional Henrique Castriciano. As meninas da Escola Lourdes Lago, de Chapecó, levaram a melhor diante do Colégio Santa Madre (PA). A vitória por 1 a 0 foi difícil e emocionou a autora do gol, Rafaela Schneider. "Eu tenho muito orgulho desse time. Eu amo muito essas meninas. Amo esse time. Treinamos muito desde o início do ano e não tem explicação. Estou muito emocionada com esse título", disse, sem conter as lágrimas.

Caindo em disputas difíceis após a fase classificatória, as equipes do Distrito Federal ficaram pelo caminho. A Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima, nosso representante masculino, enfrentou a equipe campeã nas quartas de final, perdendo a partida. O mesmo aconteceu com o Colégio Certo, enfrentando a equipe vice campeã feminina e perdendo a partida. Assim, nossa unidade federativa terminou a competição em 5° lugar no masculino e 8° lugar no feminino.

A participação das equipes do Distrito Federal só foi possível graças ao fundamental e imprescindível apoio da Secretaria de Estado de Turismo Esporte e Lazer, através do seu Programa Compete, que forneceu o transporte terrestre pro local da competição.

O Brasileiro Escolar de Futsal da CBDE acontece a cada dois anos, sendo sempre seletiva para os Mundiais Escolares da ISF. Assim, em 2019 teremos a sexta edição.

Confira aqui o boletim final, com todos os resultados dos confrontos e a classificação final da competição.

Outras notícias